Técnica SOG ou Sea Of Green no cultivo interno de marijuana
O SOG, abreviatura em inglês de Sea Of Green (ou Mar Verde em português), é uma técnica de cultivo que consiste em aproveitar a superfície máxima de agricultura disponível por meio de estacas preferencialmente da mesma variedade ou de características semelhantes, em vasos ou macetas pequenas que preenchendo todo o espaço a utilizar. Desta forma, teremos plantas de cerca de 40 cm, pequenas ou pouco ramificadas e que ficarão recheadas com brotos onde o poder da luz é maior, isto é, nas pontas das plantas. Isso é fácil de entender se levarmos em consideração que as lâmpadas para cultivos no interior possuem um certo poder de penetração e enquanto as pontas das plantas recebem uma boa quantidade e qualidade de luz, os ramos inferiores devem ser cobertos pelas folhas sendo a sua produção muito menor.
Primeiro, devemos escolher a variedade a partir da qual obteremos as estacas, fator determinante para o sucesso ou o fracasso do cultivo no SOG. As variedades como a sativa ou híbridos com predominância sativa tendem a ganhar altura em fase de floração, um corte de uma extensão pode crescer até 60, 70 ou 80 centímetros em floração, de modo a que nem sempre seriam uma boa escolha para o caso. Indicas ou híbridos com predominância Indica usualmente duplicam ou triplicam seu tamanho em floração, e é por isso que eles são as plantas com mais interesse para esta forma de cultivo já que a altura máxima alcançada seria de cerca de 40 cm de puros brotos.
As macetas para os cultivos em SOG devem ser pequenas já que as plantas não demorariam dois meses a crescer, não precisando de um consumo de grandes quantidades de substrato e sua alimentação dependerá dos fertilizantes que administraremos. Para os cultivos em coco, os vasos ideais deverão ser de 3 litros, podendo ser utilizados também de menor tamanho. Para os cultivos em terra seriam suficientes os de 5 litros, embora, como mencionamos anteriormente, você poderá utilizar vasos menores de acordo com as suas habilidades de agricultor.
Ao preencher o armário de vasos, partindo do princípio da utilização de vasos de 3 litros em um armário de 1 m2, poderá colocar cerca de 36 vasos ou mais. A quantidade é importante, quanto mais você colocar, melhor. As estacas que selecionamos devem ser tão semelhantes quanto possível em termos de altura, que não tenha mais do que 15 cm. As transpassamos para os vasos definitivos e passamos diretamente para a floração. Deverá podar os brotos que irão aparecendo nos nós inferiores ou simplesmente deverá apertá-los com as unhas, já que são macios e partem bem. Nós já comentamos que estamos interessados sobretudo no desenvolvimento da ponta apical. Nesta fase, é importante estimular o crescimento das raízes para que as plantas se desenvolvam corretamente e não fiquem muito pequenas, por isso recomendamos o uso de algum estimulador de raiz, micorrizas, tricodermas …, bem como algum estimulador para as flores como o Delta 9.
Em apenas 2-3 semanas, as plantas atingem uma altura de 35-40 cm, dependendo sempre da variedade que usamos, e começaremos a ver como os brotos se formarão em cada corte e ocuparão mais de metade do tronco, deixando cada vez menos espaço disponível entre as plantas, mas é o que queremos alcançar no final, preencher toda a superfície com botões. Também recomendamos o uso de irrigação automática, pois torna-se um pouco pesado para regar tantas plantas com pouco espaço. Um sistema de irrigação por gotejamento seria a ideal, de modo a garantir que todas as plantas recebam a mesma quantidade de água, nutrientes e que cresçam ao mesmo ritmo. Não nos interessa que umas plantas cresçam mais do que outras.
E em dois meses seria a hora da colheita, você vai apreciar manusear apenas cassetetes centrais de um tamanho considerável. Imagine um armário de 1 m2 cheio de garrafas de coca-cola de 2 litros, tantos quantos vasos que você conseguiu colocar dentro do armário. Certamente ficará com a boca feita em água.