Categorías: Cultivo

SCROG ou Screen Of Green no cultivo interno de marijuana

O SCROG é a abreviatura em inglês de SCReen of Green (ou em português, manto verde) e é uma técnica de cultivo que, ao contrário do SOG, consiste em aproveitar a superfície máxima disponível, mas com o menor número possível de plantas. Para isso, é utilizada uma rede, malha ou grade, daí o seu nome. Em seguida, explicaremos como fazer uma boa colheita no SCROG para que você obtenha resultados impressionantes:

As variedades Sativa são as melhores para este sistema, que tendem a conseguir maior crescimento e ramificação. Esta forma de cultivo é optima quando não queremos perder muito tempo, já que o SCROG é uma técnica mais lenta do que as outras, como o SOG. Com variedades indica e, uma vez que crescem e se ramificam menos, teremos que dedicar mais algumas semanas ao seu crescimento.

Os potes devem ser de grande capacidade para suportar plantas que possam ocupar toda a superfície de um armário de 1 m2. Para um espaço como este, recomendamos um vaso com 30 litros se decidimos fazer um SCROG com uma única planta, ou 15 litros se escolhermos 2 ou 3 plantas. Em ambos os casos, a produção final será a mesma, a única coisa que variará é o tempo que as plantas dedicarão ao seu crescimento, uma planta levará mais tempo para preencher o espaço do que 2 ou 3.

Uma vez que temos as plantas já cultivadas no armário, colocamos sobre elas cerca de 20-25 cm de malha, rede ou treliça. O ideal é que essa malha disponha de furos de 5 cm coisa que pode ser feita com lâminas de madeira ou comprar alguma fibra ou plástico sintético que são usados em floricultura para a orientação de flores. À medida que os ramos da planta ou as plantas atingem a malha, guiaremos e amarraremos, sempre garantindo que nenhum deles exceda a altura da malha para forçar um ramo maior. Você também pode podar a planta ou plantas no terceiro ou quarto nó para ter vários ramos que guiaremos para os lados da rede.

O ideal nas culturas em SCROG é passar as plantas para floração logo que tenham coberto mais de 3/4 da malha, uma vez que as primeiras semanas de prefloração ainda estão crescendo, o que nos permite preencher as lacunas que permaneceram. Pouco a pouco, aparecerão os primeiros botões, todos na mesma altura e em quantidade abundante como resultado de todo o trabalho de moldagem que realizamos há várias semanas.

Com mais alguma experiência, você também pode fazer uma safra em SCROG sem usar qualquer tipo de malha ou rede, simplesmente fazendo podas para favorecer cada vez mais a largura das plantas, obtendo assim de cada planta um grande número de ramificações ao mesmo tempo.