A marijuana é a substância ilegal mais consumida em todo o mundo. E com a tendência para ser legalizada em muitos países, poderemos em breve falar de uma substância legal a ser desfrutada com total liberdade. Já não falamos apenas do ponto de vista recreativo, mas também terapêutico. Alguns dos últimos estudos realizados afirmam que em países e estados onde a marijuana foi legalizada, o número de medicamentos prescritos a favor dessa planta diminuiu.
Os efeitos psicoativos da marijuana são principalmente devidos ao THC, o composto mais abundante na planta. Outros compostos como o CBD, CBG ou CBN são de baixa psicoatividade ou de psicoatividade praticamente nula. Os principais efeitos após o consumo de marijuana costumam ser uma diminuição no limiar da recepção dos estímulos sensoriais. como são o tacto, o gosto e a audição. Mostrar muito interesse em comida ou música é muito comum sob a influência da cannabis. Os consumidores também coincidem ao referir os fluxos de imaginação como um fluxo livre de idéias.
Outros efeitos são a hiperatividade ou impaciência, hilaridade e loquacidade. Também sonolência e uma tendência a perder a noção do tempo, assim como a deterioração dos problemas de compreensão, coordenação e até vocalização. Todos estes sintomas são mais intensos nos consumidores iniciantes do que nos consumidores habituais. Isto é devido ao nível de tolerância de cada indivíduo.
Na maioria dos casos, os principais efeitos da marijuana são de curta duração. E os efeitos colaterais são praticamente desprezíveis ou inexistentes. Embora isso possa variar muito dependendo do método de consumo. Inalada, que é o sistema mais difundido de consumo, seja fumado ou cozida no vapor, tem efeitos imediatos. O THC satura o cérebro em apenas alguns minutos, e a duração dos efeitos pode ser estendida de 1 a 3 horas em média.
Por outro lado, a ingestão de maconha geralmente leva em média 1 ou 2 horas para entrar em vigor. E os efeitos podem durar de 4 a 6 horas a mais. Neste caso, o THC é primeiro metabolizado pelo fígado, que o converte em 11-nor-9-carboxi-THC ou THC-COOH. Este metabólito ativo é mais efetivo ao penetrar na barreira hematoencefálica, de modo que, com a mesma dose, é obtida uma maior intensidade inspirada. Em casos de altas doses, os efeitos podem chegar às 8 horas após a ingestão. Quanto tempo são os efeitos da marijuana?
Mesmo com tudo, o THC tem vida média / longa. Isso se refere ao tempo necessário para reduzir a concentração pela metade no sangue circulante. O THC, ou melhor, o seu metabolito, embora seja rapidamente eliminado do sangue, acumula-se na gordura corporal. E lá você pode ficar por longos períodos de tempo que podem exceder até um mês. Quando esta gordura é queimada, os metabólitos são liberados de volta para a corrente sanguínea. E novamente, pode causar efeitos suaves que são conhecidos como “ressaca da marijuana”. Estes efeitos são geralmente uma fadiga que dura algumas horas.
O Dr. Francis Jensen, neurocientista e chefe do departamento de neurologia da Escola de Medicina da Universidade da Pensilvânia, diz em um estudo que a marijuana não é conhecida por ter os mesmos efeitos em diferentes faixas etárias. Nos adolescentes, os efeitos são intensos e mais longos que nos adultos, podendo chegar até 4 ou 5 dias após o consumo. Enquanto isso, qualquer adulto não teria esse efeito a longo prazo.